English version

PÔSTER COMEMORATIVO DO 40º ANIVERSÁRIO DO GRUPO DOS 77

"Quadro Décadas De Solidariedade Para O Desenvolvimento Do Sul"

1964 – 2004

Nova Iorque, 29 de Abril de 2004 - O presidente do grupo dos 77, Sua Excelência o Embaixador Nassir Abdulaziz Al-Nasser, Representante Permanente do Estado de Qatar nas Nações Unidas, apresentou ao Secretário-Geral das Nações Unidas, Senhor Kofi Annan, hoje, em uma cerimônia realizada na Sede das Nações Unidas, o pôster oficial para as comemorações do 40º aniversário do Grupo dos 77.

A Visão do Grupo dos 77 durante seus 40 anos de existência foi traduzida em um pôster significativo, com fundo azul-celeste, que simboliza a visão comum por parte das Nações Unidas e do Grupo dos 77 em relação aos esforços em prol da paz e do desenvolvimento. Ao lado do logo das Nações Unidas, também na parte central, está o logo do G-77, que simboliza o núcleo de união e solidariedade do Sul. O pôster, criado pelo Presidente do Grupo dos 77 em Nova Iorque e pelo Departamento das Nações Unidas de Informação Pública(DPI), é para ser usado formalmente durante as comemorações do aniversário do Grupo e por seus Capítulos em Genebra, Nairobi, Paris, Roma, Viena e Washington.

O Grupo dos 77 foi criado em 15 de junho de 1964, quando 77 países em desenvolvimento adotaram, na conclusão da Primeira Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento, uma declaração conjunta. O Grupo dos 77 realizou seu Primeiro Encontro Ministerial em Argel em Outubro de 1967 e adotou a "Carta de Argel", que delineou a visão do grupo, inalterada desde então. A evolução da história do Grupo dos 77, portanto, está intimamente ligada ao sistema das Nações Unidas, representando a dedicação aos objetivos dos países em desenvolvimento e aos da Carta das Nações Unidas.

* * *